Defeito no ar condicionado, o que fazer?

Quando chega a temporada do calor em algumas regiões, elas ficam praticamente tomadas pelo ar condicionado. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Goiás… Essas e outras cidades, durante o verão, não conseguem mais viver sob o calor intenso sem ligar um aparelho refrigerador ou ar condicionado. Lógico, não é fácil aguentar 30 graus ou mais, diariamente.

E aquele aparelho de ar condicionado que durante todo o inverno e outono ficou esquecido em casa pode apresentar inúmeros defeitos quando religado, já que é sabido que a falta de uso e de manutenção, associados ao acúmulo de sujeira podem causar problemas no funcionamento do aparelho.

Defeito no ar condicionado
Flickr.com/WorldSkills Para solucionar problemas no funcionamento do aparelho é necessário acionar uma assistência técnica especializada.

Dois tipos de defeitos comuns podem surgir no ar condicionado:

O primeiro pode ser um defeito elétrico. O segundo pode estar relacionado ao ciclo de refrigeração.

– Para descobrir se o defeito do seu aparelho é elétrico, é preciso, primeiro, utilizar-se de um processo de eliminação: antes de identificar as funções que não estão funcionando, procure as que estão. Se mais de um componente falhar e estiverem conectados em paralelo, é claro que você tem um defeito na fonte energética.

– Quanto às falhas no sistema de refrigeração, a maior parte dos defeitos se deve aos problemas relacionados ao gás refrigerante, que quando não solucionados, podem ocasionar uma falha ainda maior, a do compressor. É muito importante identificar o real problema, aquele que origina outros defeitos, para que eles não voltem a surgir.

Por exemplo, é muito comum que, devido ao excesso de gás, nem todo ar seja evaporado. Com isso, o compressor bombeia ar refrigerante na sua forma líquida. Como consequência, as válvulas do compressor quebram.

Detalhe: Algumas pessoas podem achar que o problema está no compressor e optam por trocá-lo, comprometendo o bom funcionamento dos próximos compressores. Por isso é tão importante identificar onde está realmente localizado o defeito – e tratar a raiz do problema.

Para ambos os casos, é válido chamar um técnico especializado em manutenção de ar-condicionado.

Últimos posts

Deixe um comentário ou sua dúvida

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.